O rádio é o meio de comunicação de maior alcance no Brasil. Ele está presente no dia a dia de muitas pessoas, seja em casa ou na rua. Seu alcance permite que informações cheguem a áreas remotas, onde há pouco sinal de internet ou telefone. Logo, é um meio de comunicação amplo e popular.
Embora o foco de muitas empresas hoje em dia sejam as mídias sociais e os meios digitais, o marketing de rádio continua a ser uma alternativa capaz de trazer bons resultados.
Com uma chamada marcante, é possível atrair mais público para o seu negócio, aumentando as vendas e o reconhecimento da sua empresa. Afinal, a mídia é capaz de chegar até grande parcela da população.
Contudo, para ter sucesso com o marketing de rádio, é preciso produzir peças de qualidade, que chamem a atenção do ouvinte e desperte curiosidade, levando-o a conhecer mais sobre o que é divulgado. Sem imagens, o discurso é quem ganha espaço. E com um roteiro interessante, é possível ganhar o público.
O rádio tem lugar para diversos tipos de campanhas, sejam elas regionais ou nacionais. Você pode, por exemplo, divulgar a inauguração de um novo restaurante ou até mesmo o lançamento de um produto para todo o Brasil.
As vantagens são muitas, e nós aqui da Tomahawk sabemos bem como uma boa estratégia de marketing de rádio pode ser eficiente. Leia: “7 comerciais de rádio que deram resultado".
Vantagens do marketing para rádio
Uma grande parcela da população brasileira possui rádio e, ainda, consome conteúdos diariamente – em casa ou no carro. Por isso, investir em publicidade neste meio de comunicação pode ser eficaz.
Pensando nisso, listamos algumas vantagens de investir em marketing para rádio:
Segmentação – com rádios de diversos estilos, é possível conversar com diferentes públicos e se adequar a linguagem de cada um;
Alcance – o rádio possui um alcance gigantesco, com o qual é possível atingir pessoal simultaneamente;
Custo-benefício – os preços para a publicidade em rádio são baixos e acessíveis;
Repetição – no rádio, uma mesma campanha pode ser tocada inúmeras vezes, de modo a fixar a informação na mente de leitor, aumentando as chances de conversão;
Autoridade – as rádios fazem parte da comunidade e, por isso, são autoridades quando o assunto é informação.
Assim, basta analisar o segmento que você deseja atingir e colocar a mão na massa. Com um bom roteiro, o sucesso da sua campanha para rádio é garantido. Afinal, o meio por si só já garante uma série de vantagens. A fixação comercial e a repetição da mensagem presentes no rádio aumenta a curiosidade do ouvinte, o que o faz ir atrás de mais informações e, até mesmo, leva a ação de compra, contratação do serviço ou visita a determinado espaço, de acordo com o objetivo da campanha.
Mas para isso o ouvinte precisa de informações certeiras, capazes de brincar com o imaginário e, ainda, despertar o seu interesse. Sem o auxílio de imagens, cabe aos efeitos sonoros e aos textos cumprirem este papel.
Há décadas o rádio faz parte do dia a dia do brasileiro e, mesmo hoje, ainda possui relevância na comunicação. Então, adicioná-lo na sua estratégia de marketing pode ser uma excelente ideia. Não perca tempo!
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