5 motivos para investir em marketing no Instagram


O Instagram é, hoje em dia, uma das redes sociais favoritas do mundo. Simples, repleta de conteúdos interessantes e inúmeras ferramentas para explorar, a plataforma possui cerca de 1 bilhão de usuários ativos por mês, sendo a 5ª rede social mais popular do mundo.


A onda de empresas no Instagram não é novidade, contudo, com as atualizações mais recentes da plataforma, há muito mais espaço para que os negócios trabalhem na rede social.


Com um grande potencial para as empresas, o Instagram é foco de muitas estratégias de marketing digital, que buscam aumentar a visibilidade, engajamento e o impulsionamento de vendas. Afinal, a plataforma oferece diversos recursos para os perfis comerciais, desde análises do público até anúncios pagos.


E se isso não é motivo suficiente para você começar a investir em marketing no Instagram, temos mais alguns pontos que irão te convencer.



1. Alcance


O Instagram está entre as redes sociais mais populares do mundo, ficando atrás apenas de gigantes como Facebook e YouTube. Diariamente, a plataforma recebe 63% de acessos, dos seus mais de 1 bilhão de usuários mensais. Ou seja, com uma boa estratégia de marketing, você pode impactar muitas pessoas.

Imagem: business.instagram.com

Somente no Brasil, há mais de 72 milhões de usuários do Instagram. No ranking mundial, os Estado Unidos aparece como o país com maior número de usuários, com 116 milhões, seguido pela Índia, Rússia, Japão e Reino Unido.


A plataforma conta com anúncios e publicações orgânicas no feed e stories. Mas, além disso, a sua marca também pode alcançar potenciais clientes com a ajuda de influenciadores.


Essas personalidades da internet trabalham com nichos específicos e representam verdadeiras autoridades para o público. No Instagram, estima-se que mais de 500.000 contas sejam de influenciadores. Assim, é possível contar com eles para influenciar ativamente os usuários em relação à sua marca.



2. Plataforma de vendas


As últimas atualizações do Instagram deram espaço para uma novíssima plataforma de vendas, onde é possível vender produtos de forma exclusiva, diretamente na rede social. A novidade foi bem aceita pelas marcas e, hoje, muitos negócios utilizam o Instagram como ferramenta para impulsionar suas vendas.


Imagem: TechTudo

Mesmo que você não busque por vendas diretas no Instagram, este recurso pode te ajudar a dar destaque para os seus produtos e, ainda, direcionar o tráfego da rede social para outra plataforma.


Saber explorar as vantagens do Instagram para uma boa estratégia de marketing é fundamental. Por isso, vale a pena apostar nos diferentes recursos que a plataforma oferece.



3. Engajamento com o público


Engajamento é um fator decisivo para o Instagram. E é através dele que podemos medir o sucesso das estratégias de marketing – até porque curtidas, comentários e compartilhamentos na rede social indicam que o conteúdo desenvolvido está fazendo sentido para o público.



As ferramentas do Instagram possibilitam diversas formas de engajamento, seja através dos tradicionais comentários ou até mesmo por mensagens por inbox. Além disso, na rede social o usuário consegue salvar publicações e enviá-las para os amigos.


Dessa forma, fica fácil se conectar com seus seguidores!



4. Custo-benefício


No meio digital, existem muitas formas de emplacar uma campanha de marketing. Das opções mais caras às mais baratas. O Instagram, por exemplo, pode ser bastante econômico e apresenta um ótimo custo-benefício.


Para se ter uma ideia, o custo médio por clique do Instagram varia entre R$ 0,20 e R$ 1,35, de acordo com a campanha.


Imagem: Facebook Business

Outro ponto importante que faz a rede social sair na frente é o ROI, também conhecido como Retorno sobre Investimento. No Instagram, a taxa média de engajamento é de 3%. Em plataformas como Facebook, a média é 1%. Ou seja, os números são interessantes.



5. Direcionamento de tráfego


Quando um cliente potencial entra em contato com a sua marca, ele vai atrás de conhecê-la e ver quais produtos ou serviços são oferecidos, de modo a entender sobre o que se trata a empresa. Nesse momento, é hora de impressioná-los e contar uma boa história para aumentar o número de conversões.


Segundo a Brandwatch, cerca de 60% dos usuários do Instagram descobrem novos produtos pela plataforma. Assim, vale investir em estratégias de direcionamento de tráfego, levando o público do Instagram para as plataformas de vendas, por exemplo.



Isso pode ser feito por meio de links em stories, na DM dos seguidores ou, também, na bio do Instagram.


Os motivos para investir em marketing no Instagram são muitos e, ao final da nossa lista, esperamos que você tenha compreendido a importância dessa plataforma para a sua estratégia de marketing digital.

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