entenda a importância do marketing visual


O marketing possui inúmeras ramificações e, dentro do marketing de conteúdo, temos a produção de peças visuais – fotos, vídeos e infográficos, por exemplo. Este tipo de formato também pode ser chamado de marketing visual.


Com o aumento do uso de redes sociais, principalmente por marcas e instituições, a produção de conteúdo visual vem se tornando cada vez mais importante. Agências de marketing possuem setores inteiros dedicados a este tipo de conteúdo, a fim de atender a demanda do mercado.



Mas, o que faz o marketing visual ser tão importante hoje em dia?


A resposta está tanto nas plataformas que utilizamos atualmente, quanto na forma que o nosso cérebro interpreta informações. Entenda:



Qual a importância das imagens?


Você já ouviu falar que uma imagem vale mais que mil palavras? Por clichê que possa parecer, isso é verdade. Estudos mostram que imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido do que textos pelo nosso cérebro. Além disso, 90% das informações que percebemos no dia a dia são imagens, o que torna a compreensão mais fácil.


Segundo a agência Zabisco, cerca de 40% das pessoas respondem melhor a conteúdos visuais, em comparação a textos escritos.

Vale ressaltar que os conteúdos visuais são mais atrativos para o público, principalmente nas redes sociais. Fotos, vídeos e até mesmo infográficos parecem chamar mais a atenção dos usuários, afinal, são conteúdos de fácil consumo.


Mas isso não tira o crédito dos conteúdos escritos. As imagens chamam mais atenção, porém, são os textos que garantem a permanência dos usuários em publicações de sites ou nas redes sociais.


Isso porque o nosso cérebro processa imagens mais rápido, de forma simultânea, enquanto a compreensão dos textos vem depois. Assim, o primeiro impacto que temos é através das imagens e, então, com o conteúdo.


Segundo pesquisas, pessoas se lembram de cerca de 80% do que viram em um determinado período de tempo.


Os dados são impressionantes e nos ajudam a entender porque esse formato ganhou tanto reconhecimento e aplicação nos últimos anos.


O conteúdo visual pode ser trabalhado de diversas maneiras, como:

  • Fotos;

  • Vídeos;

  • Gráficos;