A pandemia trouxe mudanças radicais para todos os aspectos da nossa vida: o tempo que passamos em casa, nosso desempenho profissional e até a forma como nos relacionamos uns com os outros. Esse impacto atingiu de forma mais agressiva o mercado de varejo, que, segundo os dados de busca do Google, tiveram o menor volume de busca em 50% de suas categorias nos últimos meses.
Isso só nos indica que é chegada a hora de se reinventar, e que todo o mercado está ao mesmo tempo buscando novas formas de interagir com o consumidor e de olho na concorrência. Na publicação de hoje, você irá encontrar dicas para continuar operando o seu negócio de varejo durante a pandemia, e também irá conhecer alguns casos de sucesso da agência Tomahawk que geraram ótimos resultados durante essa pandemia para marcas aqui de Porto Alegre.
1. Integrar o on e o off
Segundo pesquisa do Google realizada em junho, apenas 17% dos consumidores pretende voltar a consumir somente no ambiente físico. Isso quer dizer que, mesmo que sua loja volte a abrir, as coisas não serão como antes.
A melhor forma de integrar o seu processo de vendas é através do Omnichannel, como realizado pelo nosso cliente Costi Bebidas. Acesso a loja virtual da Costi, o cliente pode realizar sua compras pelo site e escolher como quer receber: retirando na loja ou através de delivery. Mesmo com as lojas abertas, essa flexibilização no ato de comprar é um atrativo par esse novo processo de aquisição por parte do consumidor.
2. Ser rápido no lançamento de novos produtos
Com o leque de opções de presente no ambiente digital, o consumidor se torna ainda mais exigente. Por isso, é importante estar atento às suas necessidades e ser capaz de lançar novos produtos para suprir essa demanda. Como no caso do nosso cliente Fancolor, que trabalha com comunicação visual, e criou uma nova linha de produtos voltada a tender clientes e donos de lojas durante a pandemia. Na loja virtual da Fancolor você encontra máscaras personalizadas, totens de álcool em gel, produtos voltados à proporcionar segurança para lojistas, e muitos mais. Pergunte-se sempre como você pode reagir às mudanças, e invista nas novas ideias..
3. Consciência social é essencial
Estar ciente das necessidades do momento e responder de forma criativa não é algo que se limite ao lançamento de novos produtos. Afinal, trabalhar a consciência social da sua marca é fortalecer o seu relacionamento com o público! Durante a pandemia, diversas marcas atendidas pela Tomahawk apresentaram projetos sociais voltados a auxiliar a comunidade. É o caso da Olina, que iniciou a produção de álcool 70% para a doação, e da concessionário KIA Sun Motors, que ofereceu atendimento gratuito a profissionais da saúde e manteve apenas um plantão emergencial durante os períodos de lockdown.
4. Invista em um e-commerce
Embora a única constante seja a mudança, os dados nos indicam que a venda pelo digital só está ficando mais forte. É imprescindível buscar formas criativas de reinventar o varejo e o consumo físico, mas já passou da hora de você criar um e-commerce para vender os seus produtos, e você só tem a ganhar com isso. Nosso cliente Factory Beer lançou sua plataforma de e-commerce no primeiro mês da pandemia, e o que inicialmente parecia um desafio se mostrou uma oportunidade para obter melhores resultados.
Nós sabemos que para muitos isto pode ser um desafio, seja pelas características do produto, pela logística de entrega ou por outros motivos, mas estamos aqui para ajudar. Se você busca uma empresa de marketing ou uma agência de publicidade para construir seu projeto, seja ele no meio físico ou no digital, nós da Tomahawk estamos à sua disposição.
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