3 gatilhos mentais efetivos para aumentar as vendas


Os gatilhos mentais são ferramentas importantes para quem deseja vender. Afinal, eles atuam diretamente na cabeça do consumidor, despertando desejo e causando a necessidade para, enfim, fazê-lo comprar.

Quem trabalha no mercado publicitário sabe o poder que as palavras têm. E com os gatilhos mentais certos, fica mais fácil trabalhar a persuasão em cada frase.


Os estudos focados nessa área apontam diversos tipos de gatilhos mentais que podem ser utilizados na comunicação de uma empresa com o seu público, com o objetivo de vender. Esses tipos de gatilhos são variados e envolvem diferentes discursos, cada um com um apelo específico.


Neste artigo, listamos três gatilhos mentais eficazes e fáceis de se aplicar dentro da comunicação da sua marca, seja na hora de vender ou de anunciar. Continue a leitura e confira três fórmulas de envolver o público e despertar a necessidade de compra de forma simples e assertiva!



Urgência


"Compre agora, é por tempo limitado!". Todos nós já nos deparamos com este tipo de oferta, certo? Esse é um gatilho mental de urgência, que está relacionado com tempo e prazos limitados que estimulam o consumidor a comprar o quanto antes. Afinal, ninguém gosta de perder uma oportunidade.

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Você já deve ter visto por aí alguns exemplos do gatilho de urgência, como:

  • “Última oportunidade!”

  • “Só hoje!”

  • “Agora ou nunca”

  • “Últimas horas”

  • “Poucos minutos para a oferta acabar”



Escassez


Se um benefício é escasso, precisamos aproveitá-lo. Essa é a regra do gatilho de escassez, que faz com que as pessoas tomem a decisão de compra mais rápido, para não correr o risco de ficar sem. O gatilho se assemelha ao de urgência, no entanto, ele não está relacionado ao tempo, mas, na verdade, a quantidade limitada de um produto ou serviço que o torna ainda mais valioso.


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Alguns exemplos disso são frases como:

  • “Apenas 3 itens em estoque!”

  • “Só restam 2 vagas”

  • “Os 10 primeiros matriculados ganharão uma consultoria grátis”

  • “Outros 30 usuários visualizaram esse produto hoje”



Exclusividade


Quando falamos de exclusividade, estamos nos referindo a vantagens que nos dão privilégios, como acesso exclusivo a determinado produto antes mesmo que de que chegue às lojas, por exemplo. É um gatilho ligado diretamente ao emocional, que faz com que a gente se sinta especial e, por isso, abrace essas oportunidades.


O gatilho mental da exclusividade não tem relação com o preço de um produto ou os benefícios que ele oferece, mas, sim, ao status que temos ao adquiri-lo.


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Veja alguns exemplos:

  • “Conteúdo inédito, exclusivo para assinantes!”

  • “Feito para você”

  • “VIP”

  • “Curso exclusivo para assinantes”



Esses três gatilhos mentais já se mostram muito eficazes em estratégias de conversão, afinal, por mais simples que pareça, as palavras têm um poder gigantesco e sabem utilizá-las a seu favor, é possível aumentar as vendas e somar para o seu negócio!

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