Você já se perguntou: como funciona o processo criativo de uma agência? Embora cada campanha seja única, o desenvolvimento do projeto segue uma ordem de planejamento específica, a fim de garantir a melhor estratégia para atender às necessidades do cliente.
1. BRIEFING
O primeiro passo do processo criativo é o briefing.
O briefing é o direcionamento do cliente, de acordo com as necessidades e objetivos da campanha. O documento reúne as ideias para que o projeto seja concluído e serve como um guia para a produção. Assim, quando chega às mãos dos criativos, o briefing mostra quais passos devem ser seguidos, através de um direcionamento sólido que coloca todos em sintonia sobre o que será feito.
2. BRAINSTORM
Com o briefing em mãos, o time de criação passa por um brainstorm – uma reunião que visa analisar e direcionar a campanha, propondo soluções para alcançar os objetivos propostos pelo cliente. Aqui, é feito o levantamento das informações e dos recursos necessários para o projeto e, principalmente, o passo a passo para realizá-lo.
O brainstorm é uma técnica muito utilizada no processo criativo de agência de publicidade e é por meio dele que surgem as melhores ideias e soluções para as campanhas.
É uma etapa de trabalho em equipe, indispensável para o fluxo do processo criativo.
3. CONCEITO
Briefing entregue, brainstorm feito: é hora de desenvolver um conceito para a campanha. Depois que as informações são levantadas, o time de criativos estrutura o projeto e cria um conceito para a campanha, contendo os principais detalhes do desenvolvimento, como o discurso e o key visual do projeto, por exemplo.
Dessa forma, com o conceito finalizado, chega o momento de enviar para o cliente e aguardar a aprovação para, então, seguir com a produção.
4. PRODUÇÃO
Após a aprovação do conceito, o processo criativo segue o fluxo de produção. Ou seja, de colocar a mão na massa e desenvolver a campanha, reunindo tudo aquilo que foi pensado e pontuado nas etapas anteriores desse fluxo. Esse é o momento onde tudo ganha vida e as ideias começam a ter formato, para se adaptar às mídias em que serão divulgadas – seja no digital, no impresso, nas telinhas ou até mesmo através de grandes projetos de comunicação.
Produção concluída. Materiais aprovados. Agora, basta seguir com o planejamento e lançar a campanha para o público e, é claro, aguardar os resultados de um processo criativo estratégico que cumpre com cada uma das etapas com precisão!
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