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Como funciona o algoritmo do Instagram e o impacto nas publicações


As redes sociais representam, hoje, parte indispensável das estratégias de marketing digital de marcas ao redor do mundo. Afinal, por meio dessas plataformas é possível alcançar o público com mais facilidade, criando um relacionamento entre consumidor e empresa.


Mas não para por aí. As redes sociais são muito populares e recebem, diariamente, bilhões de usuários. Logo, ao levar a sua marca para essas plataformas, você consegue um alcance muito maior em relação ao investimento, se compararmos, por exemplo, com ações em mídias off-line.


E no universo das redes sociais, o Instagram se destaca. A plataforma lançada em 2010 é a quinta mais popular do mundo, recebendo mensalmente cerca de 1 bilhão de usuários ativos e, ao dia, uma média de 500 milhões, de acordo com pesquisas mais recentes. Ou seja, na rede há muito espaço para crescer e muitas pessoas para impactar com a sua marca.


Porém, para isso é necessário criar conteúdo e garantir que ele tenha bons resultados.


É então que o algoritmo do Instagram entra em cena, como uma forma de determinar quais publicações são relevantes e devem aparecer no feed dos usuários, assim, garantindo a visibilidade que a sua marca sempre sonhou.


Entenda como o algoritmo do Instagram funciona e quais fatores são levados em conta na hora de entregar as publicações no feed dos usuários – e como tudo isso impacta a sua estratégia de marketing:


 


Mas, afinal, o que é esse tal de algoritmo do Instagram?


O dicionário Oxford define um algoritmo como um “conjunto de regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema”. Simplificando, são critérios utilizados para definir algo, no caso do Instagram, quais conteúdos são relevantes para determinados usuários.


Por exemplo, uma publicação antiga, sem curtidas ou comentários, de uma página com pouquíssimos seguidores, raramente aparecerá no feed de alguém, pois o Instagram irá interpretar que ela não é relevante, como consequência do baixo desempenho.


Assim, o algoritmo do Instagram determina o que é relevante na rede social e personaliza o feed de cada usuário com seus gostos e preferências. O objetivo dessa estratégia é tornar a experiência do usuário ainda melhor, e isso inclui um feed personalizado.


O processo é feito através de uma inteligência artificial, que analisa dados e, com base no comportamento do usuário, define o que irá aparecer para ele. E tudo é levado em conta: o que o usuário curte, quais perfis ele segue, qual conteúdo ele consome e interage ao navegar pela rede.


Esse formato foi implementado em 2016, seguindo a onda do Facebook. Antes, o feed seguia a ordem cronológica das publicações e mostrava o que tinha de mais recente na plataforma.

Quais são os critérios do algoritmo do Instagram?


São inúmeros os cálculos por trás do algoritmo do Instagram, contudo, para entender como ele funciona podemos nos basear em três critérios: temporalidade, engajamento e relacionamentos.


Esses são os principais fatores que determinam a relevância dos conteúdos e, ao compreender o que eles representam, fica mais fácil alcançar bons resultados com as suas publicações.



 


Temporalidade



Não é porque a ordem cronológica deixou de ser regra, que ela não é um fator relevante. É simples: ninguém abre o Instagram para ver publicações antigas ou até mesmo conteúdos que já foram vistos.


Frente a essa perspectiva, o algoritmo do Instagram prioriza os conteúdos mais recentes para manter o feed atualizado.



 


Engajamento

Responda: o que faz uma publicação não ter engajamento? Quando esbarramos nesse problema, geralmente, a resposta está no conteúdo, que não é relevante o suficiente para chamar a atenção dos usuários e fazer com que eles comentem, curtam e compartilhem.


Por isso, o algoritmo do Instagram dá preferência a publicações com maior engajamento, pois elas representam conteúdos mais relevantes e de interesse do público.


Assim, quanto mais curtidas, comentários e compartilhamentos, mais oportunidades a sua publicação tem de aparecer no feed dos usuários.

 


Relacionamentos



O critério de relacionamentos, talvez, seja o mais personalizado a ser analisado pelo algoritmo do Instagram. Aqui são levadas em conta as conexões do usuário – quem ele segue e com quem ele interage, por exemplo.


Considere a sua experiência na rede social, por um momento. É comum que publicações dos seus amigos mais próximos apareçam com mais frequência do que de pessoas que você tem pouco contato, certo?


Isso acontece porque o algoritmo do Instagram entende como mais relevante as publicações de pessoas que estão dentro do seu círculo, com as quais você interage ou de que consome conteúdo.


A regra é: quanto mais interações você faz com aquele usuário, mais ele irá aparecer no seu feed.


No caso das marcas, a premissa é a mesma. O algoritmo do Instagram direciona ao seu perfil aquelas com que você mais tem relação, que curte, comenta e compartilha os conteúdos no dia-a-dia.



E como o algoritmo do Instagram pode impactar uma estratégia de marketing?


O marketing no Instagram pode ser uma ferramenta poderosa para as marcas, principalmente para as que buscam melhorar a presença e relevância no mundo digital.


Para alcançar esses objetivos, é preciso estratégia. Mas, ao não pesar o algoritmo do Instagram essa equação, todo planejamento pode ir por água abaixo.


Esses critérios determinam a relevância dos conteúdos e são cruciais na entrega das publicações. Assim, para evitar frustrações, é importante tê-los como padrões de referência na hora de organizar e produzir peças para a rede.


Com o funcionamento do algoritmo do Instagram em mente, fica mais fácil obter bons resultados!


Então, lembre-se de utilizá-los a seu favor.


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