CONTATO

​Tel: 51 3237-4616

contato@tomahawk.art.br

Entenda como funciona uma animação

10/11/2017


 

 



Você tem curiosidade de saber como funciona um animação, quais os processos e os profissionais necessários para produzir uma peça assim. Então, que tal conhecer um pouco sobre um dos nossos trabalhos aqui da Tomahawk? Assista o vídeo abaixo:
 

 


Agora, vamos falar dos processos envolvidos nessa produção:
 

 
É aqui que tudo começa. O responsável pelo roteiro na Tomahawk é o redator. Ele cria a história, um esboço das cenas, os diálogos, uma ideia inicial de trilha sonora e diversos outros detalhes que são incluídos na peça que chamamos de roteiro. Este trabalho que você acabou de assistir foi construído em cima de um jingle já existente, portanto o desafio era desenvolver uma cena que ilustrasse a música.


 

 

O redator troca uma ideia com o diretor de arte, responsável pela criação do visual que você conheceu no vídeo. Juntos eles decidem de forma mais consistente o que será apresentado, e o diretor de arte passa a buscar referências de estilo de arte para aplicar na animação.

 

 
Após a busca de referências, o diretor de arte passa para o papel uma espécie de esboço de todos os quadros que a animação irá conter, chamado de Storyboard. A partir daí ele começa a desenhar os componentes visuais que serão utilizados. 


 

 

O diretor de arte termina a parte gráfica e envia para nosso profissional de audiovisual, que irá começar o processo de animação. Utilizando um programa de edição de vídeo, ele passa a manipular os personagens e criar as movimentações deles, quadro por quadro. Quando todos estão animados, ele os sincroniza entre si e com a trilha sonora para criar o produto final que você encontra no vídeo. Por fim o arquivo é renderizado e está pronto para ser publicado.
 

 

Essa foi uma explicação simplificada do processo, mas esperamos que tenha sido o suficiente para te deixar mais inteirado quanto ao desenvolvimento de animações. Se você se interessou pelo conteúdo e quer conversar com a gente, não deixe de deixar seu comentário no post!