Qual a importância de analisar o comportamento do consumidor?


Quem trabalha com vendas certamente já se questionou qual o segredo das conversões. A verdade é que isso não vem tão fácil, mas através da análise do comportamento do consumidor é possível obter melhores resultados.


Afinal, é por meio dessa análise que você consegue verificar o que funciona para o seu público-alvo e como ele se comporta antes de concretizar uma compra. Assim, temos insights sobre diversos questionamentos, como, por exemplo, o porquê do crescimento da taxa de cancelamento ou até mesmo quais são as necessidades do consumidor – e o que fazer para atendê-las.


Portanto, não há como negar: a análise de comportamento do consumidor é fundamental para o planejamento e desenvolvimento de uma estratégia de marketing assertiva, onde o foco são as vendas.



Entendendo o seu público


Compreender o consumidor não é tão simples, muito mesmo singular. Cada pessoa passa por um tipo de jornada até chegar a etapa final de compra, podendo começar de forma orgânica ou através de um anúncio, em um primeiro contato com a marca ou por meio de uma relação que vem sendo construída há anos. A questão é que existem diversos fatores que influenciam o consumidor, e é preciso conhecê-los.


No marketing digital, são as personas que dão formato aos diferentes tipos de consumidores e nos ajudam a entender como eles se comportam. Através da persona, podemos considerar fatores de grande influência na hora do planejamento de uma campanha, como fatores culturais, sociais, de faixa etária e muitos outros.


Essas informações, por sua vez, podem ser captadas através de relatórios em redes sociais e plataformas, pesquisas e formulários, que servem para o direcionamento das campanhas e estratégias.




O que motiva a compra

O comportamento do consumidor nunca é genérico e, enquanto uns seguem uma jornada mais curta, outros levam mais tempo até tomar a decisão final de compra – e este é um indicador do perfil comportamental do seu cliente.


A trajetória de compra não é linear. Cada pessoa tem seus motivos para efetivar uma compra e, ao compreender quais motivos são esses, seja através de uma persona ou de dados de comportamento do consumidor, mais fácil será conduzir a jornada do cliente. Mas não para por aí, essas informações também te ajudam a promover uma experiência positiva junto à sua empresa.


Diferente das lojas físicas, no cenário online são outros fatores que levam à conversão de vendas – e eles não têm nada a ver com uma bela vitrine. Aqui, a motivação da compra pode ser a necessidade, o desejo ou até mesmo uma oferta imperdível, e para entender como a decisão de compra ocorre, dividimos as ações do consumidor em etapas:


  1. Descoberta

  2. Reconhecimento

  3. Solução

  4. Decisão de compra

  5. Retenção e fidelização


Onde o consumidor descobre a empresa, reconhece a necessidade, busca por uma solução e, então, faz a compra e decide se a experiência foi positiva ou não, para se fidelizar à marca.


A importância da análise de comportamento do consumidor


Com base nos dados e informações obtidas durante a interação do usuário com a sua marca, você consegue compreender mais a fundo o consumidor, assim, podendo direcionar o planejamento e o desenvolvimento de campanhas.


Ao estudar as etapas pelas quais o usuário passou e como ele se comportou em cada uma delas – como, se houve desistência ou se ele demorou para seguir na jornada, por exemplo –, você pode pensar em soluções e estímulos que o ajudem a tomar a decisão de compra. Além disso, é possível usar esses insights para melhorar a sua estratégia de marketing, criando conexões com o público que, agora, você conhece bem.


A análise do comportamento do consumidor é fundamental para quem busca aumentar o número de conversões. Por isso, lembre-se: conheça bem o seu público e fique atento aos insights que as plataformas oferecem.


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