Qual a importância de analisar o comportamento do consumidor?


Quem trabalha com vendas certamente já se questionou qual o segredo das conversões. A verdade é que isso não vem tão fácil, mas através da análise do comportamento do consumidor é possível obter melhores resultados.


Afinal, é por meio dessa análise que você consegue verificar o que funciona para o seu público-alvo e como ele se comporta antes de concretizar uma compra. Assim, temos insights sobre diversos questionamentos, como, por exemplo, o porquê do crescimento da taxa de cancelamento ou até mesmo quais são as necessidades do consumidor – e o que fazer para atendê-las.


Portanto, não há como negar: a análise de comportamento do consumidor é fundamental para o planejamento e desenvolvimento de uma estratégia de marketing assertiva, onde o foco são as vendas.



Entendendo o seu público


Compreender o consumidor não é tão simples, muito mesmo singular. Cada pessoa passa por um tipo de jornada até chegar a etapa final de compra, podendo começar de forma orgânica ou através de um anúncio, em um primeiro contato com a marca ou por meio de uma relação que vem sendo construída há anos. A questão é que existem diversos fatores que influenciam o consumidor, e é preciso conhecê-los.


No marketing digital, são as personas que dão formato aos diferentes tipos de consumidores e nos ajudam a entender como eles se comportam. Através da persona, podemos considerar fatores de grande influência na hora do planejamento de uma campanha, como fatores culturais, sociais, de faixa etária e muitos outros.


Essas informações, por sua vez, podem ser captadas através de relatórios em redes sociais e plataformas, pesquisas e formulários, que servem para o direcionamento das campanhas e estratégias.




O que motiva a compra

O comportamento do consu