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Comunicação de marca: encontre a voz da sua empresa!


Definir o tom de voz da marca é uma tarefa essencial para o branding da sua empresa. Afinal, é com esse tom que a marca irá se comunicar com o público e, com a tonalidade certa, fica ainda mais fácil criar conexões e engajar as pessoas dentro do seu universo.


O tom que você usa, seja nas redes sociais ou no atendimento, irá determinar a relação entre a empresa e o público. Portanto, na hora de definir a forma como a marca irá se comunicar, é preciso ser assertivo e pensar de forma conectada com os princípios da marca.


É por meio do tom de voz que a personalidade da marca será transmitida. Assim, podemos adotar diferentes posturas: a marca prestativa, que se coloca como uma amiga do público, ou aquela que traz informação e tem um tom mais sério, a marca moderna e atualizada com o que acontece na internet ou a marca da família. As possibilidades são muitas, e a única regra é ser autêntico.


Um exemplo disso é quando você vê uma propaganda e de cara pensa: “é daquela marca!”. Isso demonstra que a empresa tem um tom de voz claro e conciso, que se comunica bem com o público e já está fixo na mente das pessoas.


Mas é claro que não se alcança isso do dia para a noite, e está tudo bem mudar o tom se necessário.


A Coca-cola, por exemplo, seguia uma linha bem clara até 2009, que reforçava uma mensagem de paz e afeto com o mote “Abre a Felicidade”. No entanto, em 2016, a empresa anunciou algumas mudanças em sua estratégia de marca, ganhando um significado mais simples com o mote “Sinta o Sabor”. O tom da marca mudou e, agora, fala sobre aproveitar os momentos.



Encontre o tom de voz da sua empresa


Chegou a vez de você deixar a sua marca falar, então, aqui vão algumas dicas:


  • Considere os objetivos da empresa - Quais são as metas da empresa junto ao público? Se a marca busca por maior expressividade do mercado, ou quer se conectar com o público mais jovem, ela deve adotar estratégias de comunicação que contribuam com esses objetivos.

  • O tom de voz da sua marca deve ser, acima de tudo, humano - Além de trazer uma comunicação genuína para as redes da empresa, você deve apostar em uma comunicação humana e natural. Assim, as pessoas se sentem mais confortáveis para conversar com a marca e criar uma conexão real.

  • As pessoas precisam se identificar - O tom de voz da marca deve transmitir seus valores, sim, mas também deve conversar com o público da empresa. Afinal, sem um receptor, a mensagem perde sentido.


Definir o tom de voz da sua marca não é tarefa simples. Para isso, é preciso muito estudo e planejamento, a fim de desenvolver estratégias de comunicação assertivas.


E se você não sabe por onde começar, conte com a ajuda de uma agência de comunicação. Elas possuem profissionais qualificados e prontos para entender as necessidades do seu negócio!


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