Hoje em dia, construir uma presença online não é uma escolha e, sim, uma necessidade. O mercado atual é digital, e não há como negar. Por isso, garantir um espaço para que sua marca seja notada neste ambiente pode ser muito proveitoso.
Contudo, mais do que simplesmente criar uma plataforma nas redes sociais, uma presença online consolidada requer estratégia, gerenciamento e, principalmente, investimento. Afinal, ter uma página online não significa, necessariamente, que os usuários a visitarão.
E é então que surge o questionamento: como construir uma presença online?
Ganhar reconhecimento no mundo digital não é tarefa fácil – mas com a equipe certa ao seu lado, é possível.
As estratégias para construir uma presença online de sucesso variam de acordo com o seu objetivo. Para algumas pessoas, por exemplo, o foco está nas conversões diretas, enquanto para outras é a visibilidade que conta.
Sendo assim, há diversas formas de trabalhar a imagem da sua marca no meio digital. Mas todas elas começam com o básico. Confira, a seguir, algumas dicas de como construir uma presença online para a sua marca, com estratégias simples e que fazem toda a diferença!
1. Crie um site para a sua marca
Por mais simples que pareça, a criação de um site pode ser o detalhe que falta para deslanchar a sua marca na internet. Além de transmitir confiança para o cliente, a plataforma possui múltiplas funcionalidades: possibilita uma visão 360º sobre o negócio, ajuda a converter vendas e, ainda, facilita a descoberta da marca.
Porém, para que os resultados sejam efetivos, o site precisa ser amigável para uma boa navegação. Desde o design até o tempo de resposta, tudo deve ser levado em conta! Assim, o usuário se vê bem-vindo na plataforma e passa muito mais tempo conhecendo a marca, seus produtos e serviços.
O site precisa chamar a atenção do usuário. Portanto, trabalhe com cuidado cada detalhe e teste, a fim de garantir a melhor experiência para o seu consumidor.
Nesta etapa, um bom desenvolvedor para a web faz toda a diferença.
2. Desenvolva estratégias para as redes sociais
Não basta criar uma conta nas redes sociais e esperar que o engajamento simplesmente aconteça. A demanda das redes sociais é grande e para prosperar nelas é preciso desenvolver estratégias assertivas, com antecedência, pensando sempre a frente.
Pare e pense: quem é o seu público-alvo e como se conectar com eles?
Afinal, as redes sociais servem como ponte para conectar o público à marca. Então, use-as para promover a presença online do seu negócio!
O desenvolvimento de estratégias para redes sociais inclui desde o conteúdo, horários para postar, calendários e campanhas até a identidade visual da marca. E, implementando corretamente, você consegue garantir que sua marca apareça no topo do feed de todos – com muitas curtidas, comentários e compartilhamentos.
3. Invista em anúncios pagos
Atualmente, existem inúmeros recursos em que uma marca pode apostar para sua promoção. Os anúncios pagos são um exemplo. Através deles é possível divulgar produtos, serviços, promoções e negócios de forma simples.
Esse recurso ajuda a aumentar a visibilidade de forma exponencial, além de somar resultados rápidos.
Em comparação ao crescimento orgânico, os anúncios pagos são mais efetivos para aqueles que buscam por campanhas ágeis, uma vez que por meio desse tipo de recurso as marcas vão de encontro com seus potenciais clientes.
Outro detalhe é que anúncios pagos possibilitam campanhas integradas em diferentes plataformas. Dessa forma, fica mais fácil garantir uma presença online.
4. SEO
Se você se interessa pelo universo do marketing digital, provavelmente já deve ter ouvido falar em SEO. Search Engine Optimization, que em português pode ser compreendido como "otimização para mecanismo de busca”, é uma técnica que visa o posicionamento de páginas nos resultados dos motores de busca, como por exemplo, no Google.
Raramente um usuário passa para a segunda página de resultados de uma pesquisa. Por isso, é importante garantir um posicionamento.
No SEO, são usadas táticas que otimizam o posicionamento orgânico das páginas a fim facilitar a descoberta nos motores de busca e, consequentemente, aumentar a visibilidade e alcance de marcas online.
Assim, com boas práticas de SEO, é possível conectar de forma orgânica potenciais clientes à sua marca, posicionando-se entre os principais resultados de busca.
A aplicação do SEO é feita através da otimização das páginas e conteúdos do seu site, com o uso de palavras-chave e tags que demonstram aos motores de busca que o seu conteúdo é relevante para determinada pesquisa.
Mas cuidado, cada modelo de negócio conta com necessidades diferentes e de desenvolvimento específico, direcionado às suas metas. Para uma estratégia mais assertiva, é importante contar com profissionais qualificados e prontos para colocar em prática ações que o coloque mais próximo de seus objetivos.
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